O marketing digital para o setor industrial, ainda apresenta um investimento, por partes das empresas, muito tímido. Mesmo esse setor sendo responsável por, pouco mais de 30% do PIB brasileiro, a grande maioria das empresas ainda não viu no digital uma forma de crescimento.

O que precisamos entender é que não há como escapar da transformação que a internet tem trazido para todos os setores. Logo, a presença no digital é necessária na hora de conquistar novos clientes.

É notável que, após um período complexo, de instabilidades e muita insegurança, parece que as atividades estão começando a se aquecer. Para isso, sua empresa precisa estar com seu planejamento estratégico pronto para atender as novas demandas.

Quando se fala em marketing digital para o setor Industrial, estamos falando de marketing B2B.

Você já ouviu falar sobre isso?

O que é marketing B2B?

Também conhecido como marketing industrial, marketing empresarial ou mesmo marketing business to business, é uma promoção de produtos e serviços voltada a outras empresas. E não, ao consumidor final.

Para que você consiga se contextualizar, esse tipo de marketing digital para o setor industrial não é algo novo. Ele surgiu por volta da década de 80, quando as empresas sentiram a necessidade de fazer negócios com outras para abranger uma gama maior de serviços entregue ao cliente final.

Nesse momento, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre o marketing B2B para o B2C, não é mesmo? Que seria o de consumo.

Veja!

Diferenças entre marketing digital para o setor industrial e para o mercado de consumo final

O foco desse material não é abordar o B2C, no entanto, para que você consiga avançar e entender bem o B2B, precisamos que conheça as diferenças entre essas esferas.

No B2B, vamos ter empresas fazendo negócios com outras empresas. Seria a loja de manutenção de computadores que compra peças de uma outra loja para entregar o produto perfeito ao consumidor final.

Já no marketing B2C, vamos ter o outro lado desse cenário, pois seria as estratégias que essa mesma loja de manutenção utiliza para captar clientes que desejem ter seus computadores arrumados.

Conseguiu entender a diferença de abordagem?

Pois bem, agora que você já entendeu perfeitamente, que tal conhecer os benefícios de aplicar marketing digital para o setor industrial em seu negócio?

Benefícios do marketing digital para o setor industrial

Os desafios para conseguir aplicar o marketing digital para o setor industrial são enormes. No entanto, uma vez encontrado o caminho certo, sua empresa estará pronta para colher os benefícios.

Para que você entenda quais são eles, listamos os 4 principais:

#1 – Conhecimento pleno de seu público alvo

Uma das grandes vantagens de conquistar bons resultados com esse tipo de estratégia é conseguir identificar quem é o seu público alvo exatamente. Lembre-se de que aqui não estamos falando de consumidores final e sim, de outras empresas que possam comprar de você para agregar no serviço delas.

Ter esse conhecimento te colocará em patamares de vendas ainda maiores, pois você poderá ter ações diferenciadas para atingir empresas de pequeno, médio ou grande porte. Cada uma delas, com ofertas atrativas às suas necessidades.

Estudando o mercado e estruturando a comunicação, fica muito mais fácil ter um resultado positivo e um avanço, exponencial, em seu crescimento.

#2 – Ter uma análise assertiva de resultados

Com a análise de cada aplicação feita, conseguirá entender como as outras empresas estão enxergando você. Isso lhe dará insights para mudar ou mesmo adequar a forma de se posicionar.

Com o passar das ações, você passará a ter familiaridade com indicadores qualitativos e quantitativos, fazendo com que passe a compreender melhor as necessidades da sua indústria.

Isso fará com que você consiga alinhar as suas demandas às necessidades de mercado, gerando lucro quase certo.

#3 – Aplicação de Inbound Trade

O Inbound Trade é a adequação de uma estratégia bastante conhecida na indústria, o Trade marketing. Ou seja, usará a estratégia de trade tradicional, aliada com inbound marketing.

Isso porque, para o ambiente digital é necessária uma adequação de linguagem, pois se o que você estiver divulgando não estiver alinhado com a necessidade de seu público, a comunicação não irá acontecer, havendo falhas no processo.

#4 – Aumento, significante, de lucros

Se, no cenário atual, você já está conseguindo se manter e gerar lucros para a sua empresa, aplicando estratégias de marketing digital para o setor industrial de forma adequada, isso irá aumentar ainda mais seus lucros.

Não precisamos ir muito longe, afinal se a sua marca conseguir se posicionar no mercado de uma forma que transpire qualidade, o setor passa a olhar você com bons olhos.

Sabendo os benefícios, agora é a hora de iniciar os trabalhos…

Mas por onde?

Aplicando ações de marketing digital para o setor industrial

A aplicação de estratégias assertivas de marketing digital para o setor industrial não pode acontecer do dia para noite. Isso porque, ela precisa estar ligada e conectada as demandas de mercado.

Logo, você precisará dedicar um bom tempo em estudar as reais necessidades de seus clientes e fornecedores. O que eles precisam, quais são os produtos que podem interessar, pois geram valor e agregam.

A Converta Marketing Digital tem uma preocupação muito grande em atender essa necessidade gerada pelas ações do marketing digital para o setor industrial.

Justamente por isso, visa ajudar seu cliente a conseguir adequar sua estratégia às todas as necessidades do planejamento.

Veja em que podemos te ajudar:

Planejamento:

É aqui onde todo o processo começa a ganhar forma. E através dele alinhamos os objetivos estratégicos de sua empresa a todas as ações de marketing digital que serão desenvolvidas na sequência.

Saiba mais sobre o assunto.

Marketing de conteúdo:

Muitas indústrias trabalham com produtos que possuem grande variação de funcionalidades especificações técinicas. A produção de conteúdo qualificado é a melhor opção para educar o seu comprador sobre a necessidade e diferenciação de cada linha de produtos.

Leia mais sobre o assunto.

Estratégias de Inbound Marketing:

O Inbound é unificação de diversas técnicas de marketing digital com foco exclusivo em captar leads qualificados para sua empresa. Independente se seu objetivo seja atrair novos revendedores, fortalecer  sua marca ao consumidor final, ou mesmo comunicar-se com seus colaboradores.

Leia mais sobre o assunto.

Utilizando a produção de  conteúdo como arma de comunicação para atrair a sua persona, seja ela um lojista revendedor, um representante comercial ou até mesmo um colaborador de sua empresa.

Criação e otimização de sites:

O site de uma indústria deve ser tratado como um showroom digital. É através dele que a maioria das pessoas tem o primeiro contato com sua marca. Ele precisa estar otimizado para acesso em celulares e tablets, além de conter estratégias de captação de contatos que ainda não estão prontos para solicitar um orçamento.

Leia mais sobre o assunto.

Gestão de mídias sociais:

As redes sociais da sua empresa podem ajudar tanto na ampliação do conhecimento de sua marca como no aumento de fluxo do seu site e captação de contatos interessados em sua empresa.

Leia mais sobre o assunto.

Otimização SEO:

O site de sua empresa está em primeiro lugar para todos os termos relevantes ao seu negócio? O SEO é uma técnica de otimização do site que permite melhorar o rankeamento do seu site nos mecanismos de busca como o Google.

Leia mais sobre o assunto.

 

Automação de e-mails:

A automação de e-mails pode ser um forte aliado em suas estratégias de comunicação interna e externa. A montagem de fluxos de automação vai ajudar gerar escala no atendimento online do seu site, no relacionamento com lojistas e representantes e também na captação de clientes.

Leia mais sobre o assunto.

Links Patrocinados:

Anúncios em links patrocinados no Google Adwords ou nas redes sociais muitas vezes são a alternativa mais rápida e assertiva para gerar novas oportunidades de negócio em ambiente digital.

Leia mais sobre o assunto. 

Análise de métricas:

Tão importante como planejar estratégias é acompanhar o desempenho de seus resultados. Para isso é necessário avalar a performance de cada canal para identificar quais deles são de fato rentáveis para sua empresa.

Saiba mais sobre o assunto.

 

Percebeu a quantidade de ações que podemos fazer por você? Pois bem, a aplicação do marketing digital para o setor industrial em sua empresa não pode mais esperar!

Venha bater um papo conosco ou mande uma mensagem contando a sua necessidade.

Nós queremos e vamos te ajudar!

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