13/04/2018

Se você tem uma empresa que lida direta ou indiretamente com vendas online, com certeza já ouviu falar na tal da persona. Aqui, todas as informações que você conseguir sobre o seu cliente são muito importantes, pois poderá te auxiliar no momento da venda. Ao unir estrategicamente todas essas características que compõem o público alvo, pode-se trabalhar com um personagem fictício. Com a criação deste personagem, é possível humanizá-lo, transformando seus dados na representação de tudo o que é o seu cliente. Ou seja, dados como sexo, idade, região e preferências são analisados e a partir disso temos a criação da persona.

A persona é criada para a representação de diversos tipos de clientes da empresa. Com essa criação é possível realizar uma aproximação com o cliente, o que facilita muito a compreensão dos objetivos estratégicos, assim como ajuda na identificação de cliente em potencial. Seus desejos e dores serão revelados, de modo que ficará claro para a empresa onde se deve investir, como conversar com o cliente para atingir os objetivos, assim como otimizar seu relacionamento de modo que todas as necessidade e exigências de diferentes consumidores sejam identificadas

Identificando a tal persona

Ao identificar a compatibilidade do cliente com um estereótipo idealizado, é possível criar uma relação entre ele e o produto ofertado. A partir da utilização de bases de dados reais, é possível criar um arquétipo, ou seja, aprofundando conhecimentos sobre público-alvo e descrevendo todos os detalhes. Com isso, é possível trazer a sua persona para um campo onde seja fácil a identificação por parte do cliente. A persona é muito importante no processo de construção do relacionamento com o consumidor, muito utilizada na elaboração de uma estratégia de marketing digital. Também deve-se levar em consideração que a persona é uma forma de otimizar sua estratégia, a fim construir uma sólida relação com o seu público-alvo.

 

Criando a sua Persona

Para a criação da persona, deve-se desenvolver um arquétipo, o que pode tornar muito mais fáceis todas as ações estratégicas que moldam o seu marketing digital. Com a utilização desta técnica, você poderá agrupar cliente por segmento, o que lhe permite ter uma visão geral sobre todos os tipos de cliente. Você poderá planejar toda a jornada da Persona, se dando conta de todos os estágios por qual passa um consumidor antes de consumir de fato. Outro ponto importante na criação da persona é a compreensão das motivações dos prospects, principalmente ao incentivá-lo a realizar uma compra.

Por meio da utilização dessa estratégia, você poderá integrar os setores dentro da sua empresa, já as referências serão compartilhadas na busca pelo cliente com o perfil ideal. A partir disso, pode-se identificar em qual direção efetuar novos desenvolvimentos ou funcionalidade do produto para estender a oferta, trazendo valor para o relacionamento com o cliente. Com isso, você poderá explorar todas as necessidades e características do cliente, podendo oferecer justamente tudo aquilo que ele precisa. Isso mostra que a persona está diretamente ligada ao marketing de conteúdo, que poderá adicionar relevância e aderência para com assuntos que sejam de interesse do cliente.

 

Tipos de Persona

B2B

Esse tipo de persona é utilizado quando a persona é uma empresa. Destaca-se a dificuldade em acessar informações sobre certas empresas, pois nem todas externam suas características que são necessárias na criação de uma persona. A partir dessa dificuldade, fica mais difícil mapear as necessidade da empresa, que podem ser esporádicas ou sazonais, trazendo uma certa complexidade no processo de personalização. Portanto, ao falar sobre personas no campo do B2B é possível realizar a estruturação da persona  visando a empresa e seus clientes.

B2C

Ao construir uma persona B2C ela acaba sendo o consumidor final do seu produto. Aqui é muito mais fácil realizar a pesquisa na busca por informações sobre seu prospect. Todas as suas necessidades estarão mais evidentes, ajudando no processo de estruturação do banco de dados. Portanto, pense em uma forma de identificar todas as necessidades e desejos do seus clientes a partir de uma perspectiva da persona. Assim você poderá identificar demandas futuras.

A jornada da persona

A partir do desenvolvimento de uma persona é fundamental perceber que ela funciona em uma jornada, ou seja, existe todo um processo pelo qual ela passa até o consumo. Sendo assim, podemos definir a jornada como itinerário ou rota do cliente. A jornada começa desde o primeiro contato entre empresa e cliente. Esse contato pode acontecer por determinado, canal, seja ele online ou offline. É a partir desse contato que o cliente vai saber ou não se vai de encontro com os pontos fornecidos pela empresa, o que pode culminar com a decisão pela compra, seja ela positiva ou negativa.

A estruturação de um modelo de jornada do consumidor pode ser dividida nas seguintes partes:

  • Com o conhecimento e consciência por parte do cliente, o seu produto deve mostrar que pode e deve satisfazer todas as suas necessidades. Assim, é possível trazer familiaridade, ou seja aqui é a oportunidade de um produto específico ser reconhecido, seja por sua cor, logo, notoriedade ou nome. Abre-se um leque de possibilidades no mercado, seja ele online ou offline.
  • Ao avançar na jornada a persona, entramos no estágio da aquisição. Ou seja, aqui é o momento em que a compra é certa. Ocorre a concretização da compra. Com isso, seu consumidor já está pronto para ser leal, culminando com mais visitas e trazendo resultados de fidelidade. Entrando nessa nova fase, seu cliente achará muito mais fácil todas as informações sobre o seu produto, assim como identificação de sua qualidade e serviço de atendimento por parte da empresa. Isso ocorre por que o cliente já passou por todos os estágios da jornada.

 

Onde ocorre a jornada

A jornada da persona pode ocorrer tanto em canais físicos com canais online. No canal online, podemos identificar os principais sites, anúncios digitais, campanhas de mídias sociais e e-mail marketing. Eles são o caminho que o consumidor irá percorrer a fim de adquirir mais informações sobre o produto, possibilitando um canal de comunicação entre empresa e cliente. Trazendo essa jornada para o mundo offline, temos canais como a rádio, TV, eventos e parcerias de negócios. é possível perceber que os canais online são controlados pelas empresas. Mas no offline é diferente, pois aqui estamos lidando com comentários e depoimentos de pessoas que não possuem algum vínculo específico com a empresa. Por conta disso é necessário que as empresas tenham uma visão mais ampla capaz de considerar todos os aspectos que compõem a complexidade da sociedade que vivemos atualmente. Assim você poderá antecipar a necessidade e otimizar processos para clientes.

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Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.

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About author
Pietro Barreto

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.