21/02/2018

Criar um site pode parecer uma tarefa simples e comum nos dias atuais, dadas as diversas ferramentas que podem nos auxiliar com isso.

Porém, se você não prestar atenção a alguns fatores, o seu site será só mais um no meio de muitos.

Hoje, nós vamos te contar tudo o que você precisa saber antes de criar o seu site.

Preste atenção a estas dicas e fatores importantes, pois eles podem fazer a diferença entre um site que gera visibilidade e engajamento e um que está só preenchendo espaço na internet.

Fatores base – o que é necessário no meu site?

Os fatores que você precisa conhecer antes de fazer o seu site se dividem em duas categorias: os fatores base e os complementares.

Porém, é importante ressaltar que, se você realmente quer ter relevância e visibilidade em seu site, precisa considerar todos eles como obrigatórios!

Vamos começar com os fatores base.

Domínio e hospedagem – o primeiro passo antes de criar um site 

As duas primeiras coisas que você precisa ter antes de iniciar o desenvolvimento do seu site são o domínio e a hospedagem.

Domínio é o seu endereço na internet, o famoso “www” seguido do nome do seu site e as extensões “.com” e suas variações.

Nem sempre o domínio é o nome do site, porém recomendamos que seja. Não porque isso torna o seu site mais fácil de ser encontrado no Google (isso também ajuda um pouco), mas principalmente por questões de acessibilidade do usuário.

É muito mais fácil o usuário se lembrar de um domínio que contém o nome do seu site do que outro domínio aleatório que não tem nada a ver com ele.

Para verificar se o nome que você quer está disponível, basta acessar este link (coloque aqui o link do seu serviço favorito de domínios) e pesquisar por ele.

Se não estiver disponível, tente variações dele. Exemplo: você é eletricista e queria que seu domínio fosse ‘paulofernando.com.br”, porém este não está disponível. Você pode tentar “eletricistapaulofernando.com.br” ou “paulofernandoeletricista.com.br”.

O importante aqui é manter o “.com.br” ou simplesmente “.com”, pois são as extensões mais relevantes para os mecanismos de busca.

Já a hospedagem é o serviço que mantém o seu site “no ar”. Pense nele como se fosse a energia elétrica e no seu domínio como se fosse uma TV.

Se você não tiver energia elétrica, não é possível ligar a TV. Ou seja, sem a hospedagem, o seu domínio não estará funcionando.

Plataforma 

O terceiro fator base é a plataforma de desenvolvimento do seu site. Todo site precisa ser montado em cima de uma base, como se fosse um alicerce.

Há diversas plataformas disponíveis no mercado. Uma das mais difundidas é o WordPress.

O WordPress oferece uma grande variedade de templates, plug-ins, temas, entre outras ferramentas.

É uma das plataformas que oferece melhor personalização, portanto, uma das nossas favoritas.

É claro que, se você tiver um programador para te ajudar, ele pode construir um site completo diretamente em código.

Porém, este procedimento é muito demorado e exige alto nível de conhecimento.

Fatores complementares – como potencializar o meu site? 

Veremos agora quais são os fatores complementares que podem ajudar o seu site a decolar.

Considere-os como obrigatórios e o seu sucesso será garantido.

Tenha um blog dentro do seu site

Antes de começar a criar o seu site, você deve saber que é altamente aconselhável manter um blog atualizado.

Lá, você pode dar dicas sobre sua área de atuação, falar da resolução de um problema ou até mesmo cases de clientes seus.

Vale tudo para manter o blog sempre atualizado e gerando visitas. A partir daí, um link na hora certa pode levar o usuário a outra parte do seu site que ele não sabia que existe.

Utilize boas imagens

As imagens são grande parte da experiência do usuário em seu site. Se você utilizar imagens corretamente, deixa o usuário à vontade para navegar cada vez mais.

Caso contrário, pode espantar as pessoas com imagens ruins ou que não condizem com a sua proposta.

Preste atenção às imagens que coloca e tente fazer com que tudo orne e seja representado da melhor forma possível.

Também é importante se lembrar de deixar a home page agradável. Excesso de informação pode deixar o usuário confuso e impedir que ele encontre o que deseja.

Assim, ele vai deixar o seu site e procurar o próximo.

Mantenha uma home page agradável e sem poluição visual. Uma boa e grande imagem e um pequeno texto ou frase já são suficientes.

Você também pode adicionar imagens com links para os seus principais produtos ou serviços.

Conteúdo de qualidade 

Algo que nenhum usuário gosta é perceber que só perdeu tempo entrando no seu site ou blog e não encontrou nada do que procurava.

Essa sensação de perda de tempo gera insatisfação e prejudica a sua imagem na internet.

Por isso, invista em conteúdo de qualidade, que sempre agregue valor ao usuário.

Pense sempre que ele deve sair do seu site com mais conhecimento do que quando entrou. Assim, a receita para um conteúdo rico é infalível.

Se você tem dificuldade em desenvolver conteúdo, contrate um redator para te auxiliar.

Trabalhe o SEO 

Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de práticas que ajudam o seu site a ficar mais bem posicionado nos mecanismos de busca, especialmente o Google.

Trabalhando os fatores de posicionamento, você potencializa o poder de alcance do seu site através das buscas dos usuários.

Isso significa que fica mais fácil um usuário encontrar o seu site a partir de uma pesquisa com determinadas palavras-chave.

Existem diversos fatores de posicionamento, como otimização de imagens, palavras-chave, mapa do site e backlinks.

Os backlinks são links em outros sites que levam ao seu. Eles passam maior relevância se vierem de sites que já possuem relevância alta.

Você também pode linkar as páginas do seu site internamente para fazer o usuário passar mais tempo nele.

Quanto mais tempo um usuário permanece no seu site, mais relevância ele gera para você.

A relevância por si só é um fator de posicionamento muito importante. Em uma pesquisa, os primeiros resultados são os dos sites mais relevantes que contém as palavras-chave pesquisadas.

Tendo tudo isso em mente, você já sabe tudo que precisava antes de criar o seu site.

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.

Share this post? Twitter Facebook Linkedin
About author
Pietro Barreto

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.