13/04/2018

Investir em estratégias de marketing é o caminho para quem deseja crescer em seus negócios, aumentar a visibilidade da marca e atingir as melhores vendas. Mas uma dúvida sempre surge quando se fala em marketing online: qual o investimento para alcançar um marketing digital de resultado?

Para responder a essa pergunta, separamos para você informações importantes sobre investimentos em marketing digital de resultado. Acompanhe!

O que você precisa saber antes de investir em marketing digital

Primeiramente, é importante você saber que não existe fórmula pronta. É preciso analisar a realidade de cada empresa e levar em consideração que o seu resultado será proporcional ao seu investimento.

Seguindo essa lógica, quanto maior o número de canais utilizados (Facebook, Instagram, adwords, entre outros), maior a necessidade de emprego de capital. Para isso, quanto melhor a segmentação das campanhas, mais otimizados serão os investimentos, que devem ser progressivos. Para seguir essa progressão, você pode ir aumentando os valores à medida que os resultados forem sendo alcançados.

Confira 4 dicas para conquistar um marketing digital de resultado!

  1. Não desperdice, foque 100% da sua verba em ações que vão de encontro aos objetivos traçados pela sua empresa;

  2. não gaste dinheiro buscando apenas audiência, principalmente se ela não estiver sendo revertida em vendas;

  3. entenda bem a dinâmica de custos de cada canal que resolver investir;

  4. faça análise dos resultados gerados para cada real investido. A cada clique em sua campanha é possível compreender o resultado obtido, e definir estratégias de melhorias. Por isso, podemos dizer que com algumas campanhas, já é possível mensurar o retorno sobre investimento (ROI) em marketing digital.

Saber o quanto deve ser investido em marketing digital depende diretamente dos resultados que você almeja alcançar e do tempo proposto para atingir os objetivos traçados.

 

Veja como fazer uma campanha de marketing digital de resultado

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona as redes sociais, é hora de se familiarizar com algumas questões importantes para assegurar que seu orçamento seja aplicado corretamente. Acompanhe!

1 – Não espere resultados imediatos

Para consolidar uma estratégia de marketing digital é preciso fazer um trabalho contínuo. Muitos empresários esperam retorno imediato ao investir em marketing digital, no entanto, as campanhas precisam ser executadas a longo prazo para trazerem resultados satisfatórios para o seu faturamento.

2 – Alinhe investimento x resultados

É possível começar uma campanha com um orçamento de marketing digital pequeno, mas você precisa entender que o resultado será proporcional ao valor investido.

Saiba que a concorrência no meio digital é grande e para alcançar um crescimento nesse meio é necessário investir. Assim que os primeiros resultados forem aparecendo, é aconselhável aumentar o orçamento para aumentar a lucratividade.

3 – Priorize uma mídia se você possui pouco orçamento

Se você possui um orçamento baixo, o ideal é escolher uma mídia para obter volume suficiente e assegurar um bom desempenho nela. Não caia na armadilha de abrir vários canais e fazer zero de investimento, ou investir quase nada.

4 – Conheça sua audiência

Para direcionar seus investimentos de forma correta, é preciso entender seu público-alvo e identificar as necessidades dele para elaborar conteúdo relevante. Além disso, é preciso fazer o acompanhamento da audiência em todos os canais de relacionamento.

5 – Faça uma pesquise e planeje suas ações

Para alcançar uma boa audiência e divulgar seu negócio online, é fundamental fazer pesquisas e planejar definindo seus objetivos como público, as ferramentas necessárias, entre outras questões específicas do seu negócio.

Outro fator importante é fazer a integração das mídias. Para isso, é preciso saber onde seu público se encontra e quais os interesses deles.

6 – Fique atento à qualidade das publicações

Como vimos, ao definir seu orçamento de marketing digital, é preciso entender que a estratégia digital deve ser duradoura. Por isso, você precisa realizar um planejamento para manter publicações frequentes e com qualidade.

Se você não tem um profissional interno para cuidar disso, o ideal é buscar parcerias ou contar com uma agência terceirizada.

7 – Crie campanhas com patrocínio

Hoje, ferramentas como Facebook e Instagram entregam organicamente, ou seja, de forma não paga, cerca de 4% das suas publicações. Por isso, é importante patrocinar anúncios estratégicos para alcançar seu público e aumentar os acessos ao site.

8 – Acompanhe os investimentos

Ao acompanhar a evolução das suas campanhas, é possível analisar os indicadores de resultado, e aperfeiçoá-la de forma mais eficiente.

Esse acompanhamento é fundamental, e deve ser realizado por profissionais que compreendam os indicadores e otimização de campanha, do contrário você pode jogar dinheiro fora.

Como falamos, o percentual correto para se investir em marketing digital, depende das metas que se deseja alcançar, o tempo empregado, e também do momento que a empresa está vivendo. Assim, para planejar corretamente o orçamento, é importante saber quais objetivos se pretende alcançar por meio do marketing digital.De qualquer maneira, estima-se que algo em torno de 3 a 10% do faturamento bruto da empresa, deva ser disponibilizado para o marketing, e isso inclui o online e o off-line.

O que você achou desse artigo sobre quanto é preciso investir para alcançar um marketing digital de resultado? Entre em contato conosco para saber como podemos ajuda-lo!

 

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.

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About author
Pietro Barreto

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.