A importância de planejar o marketing digital da sua empresa.

Vivemos em uma sociedade que está passando por profundas mudanças, nossas relações passaram a se desenvolver em outro plano, o digital. Por conta disso, ficou cada vez mais evidente que planejar a sua estratégia de marketing digital é essencial para obter resultados online. Independente do setor em que sua empresa atua, com certeza este setor já sofreu os impactos das redes sociais e se abriu para um leque de oportunidades que estão aí para serem exploradas.Ao analisar o mercado e o comportamento dos empresários, podemos afirmar que dez em cada dez empresários vão dizer que o principal objetivo de suas estratégias é aumentar o faturamento e alguns vão dizer que para isso deve-se investir em marketing digital. Planejar o marketing digital  para os próximos meses, você deve levar em consideração quais serão os seus objetivos, tanto no curto quanto no longo prazo.

Aqui é importante você definir quais serão as suas principais estratégias para atingir seus objetivos. Analise seus objetivos estratégicos, pense para onde você busca levar a sua empresa, como você projeta sua imagem daqui a quatro ou oito anos.

A seguir estão algumas dicas que mostram a importância de se investir em marketing digital.

Planejando a estratégia 

Hoje em dia é comum perceber que há uma unanimidade quanto a efetividade que uma forte presença de marca pode impactar sua imagem no ambiente digital.

Mas para se inserir de maneira correta, deve-se pensar de forma estratégica e planejada, o que pode gerar resultados substanciais para a área de vendas. Uma das principais formas de se alcançar seu público alvo nesse ambiente virtual é investir em publicidade online.

Para tanto, realizar um estudo abordando as principais formas de alcançar o consumidor é necessário.

Qual seria a forma mais adequada? Qual estratégia está alinhada com meus objetivos no curto e no longo prazo? Como trazer escalabilidade para o meu negócio por meio da implementação de estratégia de marketing digital?

Essas são algumas perguntas fundamentais que devem nortear a elaboração do planejamento estratégico:

  • Quais são os principais desafios enfrentados pela empresa?
  • Quais as ações dos principais concorrentes?
  • Quais os problemas do prospect que devem ser resolvidos?
  • Por quais canais esse prospect está disposto a se comunicar com sua empresa?
  • Como será a minha comunidação?
  • Quais são as estratégias e ferramentas que poderia utilizar para clientes em potencial na internet?
  • Quanto vou ter que investir para atrair esses clientes?
  • Como vou mensurar o resultado sobre esses investimentos?

Essas são algumas variáveis que devem ser analisadas para servir de base para o início de um planejamento efetivo de marketing digital.

Segmentação, Alvo e Posicionamento 

Ao dar início na etapa de planejamento, você deve se atentar para a segmentação que você irá trabalhar. O público que você irá conversar deve ser delimitado, dividindo o seu mercado em diferentes segmentos, para identificar quais seriam os mais rentáveis considerando seu objetivo.

A partir disso, inicia-se o processo de estabelecimento do alvo, ou seja, aqui é necessário decidir quem será o alvo do seu produto ou serviço.

Hoje é possível fazer essa identificação acessando as principais plataformas e ferramentas  de análise de dados,  Google Analytics pode te auxiliar a identificar quem foram os visitantes da sua Landing Page, quais foram os formulários completos por ele durante sua visita e outros dados interessantes como localização e histórico.

Posicione-se de maneira correta ao colocar um produto na cabeça dos consumidores. Mostre seus principais atributos em relação à concorrência, ofereça conteúdos interativos, por meio da criação de E-books, produção de conteúdo com vídeos que externam suas principais qualidades.

Decidindo o melhor caminho 

Atualmente as redes sociais se mostram como o caminho para a realização de uma ação no médio e no longo prazo. Com o planejamento de Marketing Digital definido para a mídias sociais, você poderá explorar estratégias de interação com o público, por meio da elaboração de textos e enriquecimento de conteúdo por parte de seus redatores.

A partir do momento em que a relação for estabelecida, você poderá fidelizar o cliente. Ao entrar nas redes sociais você entra na disputa por um momento íntimo com o seu consumidor.

Outra ferramenta que apresenta bons resultados é o E-commerce. A implementação de um sistema de E-commerce deve estar baseada em site, preço e exclusividade.

Com a utilização desta plataforma, você poderá alavancar seus resultados em faturamento. Pense em como atingir o seu público a partir desta ferramenta.

Utilizando as estratégias de mídia sociais, é possível redirecionar clientes em potencial que estavam procurando produtos para o seu site com E-commerce.

Pensando em outros caminhos para a execução da estratégia podemos elencar ao e-mail marketing. Ele ainda é um recurso muito poderoso por conta de sua escalabilidade na entrega de mensagens, o que torna o relacionamento com o cliente muito mais personalizado.

Utilizando esta ferramenta, é possível automatizar sua estratégia de marketing. Com o processo de qualificação de Leads em andamento, podemos ter uma noção de quantos são os clientes em potencial, gerando respostas automáticas com base em dados.

Garantindo o sucesso da sua estratégia 

Forme um time de bons planejadores, pois todo o sucesso da sua estratégia será justificado pelo tipo de planajamento que você preparar para desenvolver suas estratégias no ambiente.

Quanto melhor for o planejamento, mais variáveis estarão inseridas, mais dados poderão ser analisados, reduzindo as chances de erros na estratégia.

A partir da coleta de dados, busque analisar quais os impactos de sua campanha, quais foram os resultados gerados, assim como eventuais mudanças que devem ser feitas.

Devemos estar sempre atentos para as novidades do mercado, principalmente por conta do cenário complexo de mudança rápida que vivemos.

Portanto, para se ter um bom planejamento, deve-se atentar para forte presença nas mídias sociais, objetivos claros, conquista da confiança de novos clientes, assim como a divulgação de um conteúdo que seja relevante do ponto de vista do consumidor.

Todas essas variáveis estão ligadas as chances de sua empresa prosperar neste ambiente cada vez mais utilizado na conquista de novos clientes e promoção da comunicação.

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Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.

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