Marketing digital sem planejamento custa caro

Tão errado quanto pensar que qualquer investimento pode dar retorno, é pensar que fazer marketing digital sem planejamento trará resultados para a sua empresa. Na verdade, planejar marketing digital de acordo com as necessidades do negócio é o primeiro passo para a conquista de um relacionamento eficiente com o seu cliente.

planejamento de marketing digital também pode ser um diferencial frente a seus concorrentes, afinal, com a estratégia certa, você estará mais próximo do seu público-alvo, poderá conhecer os desejos e anseios deles, e principalmente, terá condições de entender quais são os problemas e deficiências que os afligem.

Aqui no blog nós já falamos sobre os principais erros das empresas ao investir em Marketing Digital.

Agora, confira mais 5 erros que que as empresas cometem ao planejar marketing digital!

  1. Apostar em somente um caminho

Cada rede social possui características próprias e contemplam um público determinado. Um perfil no Google+, por exemplo, pode não ter o alcance que sua empresa tem no Facebook. Entretanto, pode garantir a visibilidade necessária para que ela se promova diante de eventuais parceiros de negócio, já que oferece melhores resultados nas pesquisas do Google.

Ou seja, para que o seu negócio se destaque no ambiente online, é preciso variar sua exposição, trilhando vários caminhos para alcançar o público onde ele estiver, mas sem perder o foco, pois quanto maior for a sua diversidade de canais, mais você terá de investir.

É preciso planejar o conteúdo a ser publicado, entender o que cada rede social pode oferecer como diferencial para as estratégias traçadas e criar ações em função do objetivo da campanha. Além disso, com o foco na persona e em seus interesses, você tem grande possibilidade de se tornar relevante no meio online.

  1. Ignorar o público-alvo

Para que qualquer estratégia de marketing seja efetiva, é necessário que ela seja formulada em função dos interesses do público-alvo. Quando isso não acontece, é possível que a sua mensagem não chegue até as pessoas com o impacto desejado.

Um equívoco muito comum é pensar que o perfil de seus clientes é variado. Esse é o primeiro sinal de que o planejamento está sendo mal estruturado ou que simplesmente não existe.

A dica aqui é trabalhar com o conceito de persona, que é uma representação semifictícia do seu consumidor ideal. Com ela, é possível desenvolver uma estratégia de marketing digital mais específica, já que é necessário direcionar sua mensagem às pessoas que têm mais probabilidade de fazer negócio.

  1. Não ter critérios quanto à frequência das postagens

Um dos erros mais comuns é desconsiderar a importância da frequência dentro da sua estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo. São muitos os casos de empresas que exageram na postagem de conteúdos em suas páginas.

A questão é que, diante de tanto conteúdo, o cliente pode passar a ignorar as informações e até mesmo deixar de seguir a página. Por isso, é importante organizar as estratégias de comunicação de maneira inteligente, e passar a considerar os horários e períodos de maior alcance das mensagens.

  1. Não mensurar resultados

Já passou a época em que as pessoas faziam marketing baseadas em achismos. Com as ferramentas digitais, é possível criar métricas que possibilitam um monitoramento mais próximo de cada ação realizada no ambiente online, seja em e-mails, redes sociais ou blogs.

Portanto, consiste um grave erro deixar de apostar em:

  • taxas de conversão e de rejeição;

  • cálculo do retorno sobre o investimento (conhecido como ROI);

  • o custo de aquisição de clientes (CAC);

  • entre outras métricas.

Sem esses dados, não é possível avaliar se a campanha está na direção planejada.

  1. Não estabelecer objetivos em função do que o mercado apresenta

As metas precisam ser estabelecidas no planejamento de marketing digital para que todo o esforço feito seja em função delas.

Para estabelecer as metas de forma eficiente, é necessário aliar o seu histórico da empresa a uma pesquisa aprofundada de mercado, o que vai possibilitar a identificação de oportunidades compatíveis com o seu potencial.

Nesse cenário, é importante que os objetivos sejam realistas e, principalmente, mensuráveis para que a comunicação atue como um elo entre a empresa e o público.

Se você gostou deste artigo sobre os motivos pelos quais não planejar o marketing digital sai caro para a sua empresa, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam pensar a respeito!

 

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.