Com a profunda mudança que a tecnologia vem provocando em nossa sociedade, surgiram movimentos como o da internet e o das redes sociais. Essas duas ferramentas foram responsáveis pela maior visibilidade concedida a pequenas empresas, que antes não tinham visibilidade diante de grandes marcas, por não possuírem verbas para anunciar em veículos de vasto alcance, como jornais e televisão.  O marketing digital para pequenas empresas é uma realidade democrática ao alcance de todos os empresários.  Hoje, há muito mais oportunidades de engajar marcas, pode-se criar um relacionamento duradouro com o cliente, assim como fechar negócios. Para tanto, é necessário estar sempre atualizado, tendo em vista como funcionam as novas tecnologias, buscando sempre as melhores práticas.

Abaixo, você pode conferir algumas vantagens do Marketing Digital para pequenas empresas

É possível mensurar as ações

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital para pequenas empresas é que você pode analisar os resultados de cada campanha e saber o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

É possível perceber qual público está respondendo melhor aos seus anúncios. A dica aqui é que você possa trabalhar com diferentes públicos, avaliando e mensurando a reação de cada um.

Com esses dados em mãos, é feita uma reavaliação do planejamento de marketing digital, e então é possível continuar aplicando nas campanhas que dão melhor retorno.

O público pode ser segmentado

Outra vantagem do Marketing Digital para pequenas empresas é que as redes sociais possuem ferramentas que tornam possíveis promover ações com um foco muito maior no público-alvo.

Um exemplo dessa ferramenta, seria o Facebook Business. Há muitas funcionalidades nele ao criar um anúncio e para atingir o público correto, a ferramenta ainda conta com uma vasta gama de públicos e preferências, que podem ser selecionadas no filtro de segmentação.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas, pode segmentar seu público para: mulheres, de 20 a 50 anos, moradoras de Juiz de Fora, profissionais do segmento de saúde e educação, caso esse seja seu público.

Assim sendo, comunicar e interagir com as pessoas que tenham interesse no seu produto ou serviço se tornou muito mais fácil. Isso permite uma maior assertividade ao tratar com clientes em potencial, aumentando as chances de vendas reais.

Engajamento orgânico

Há outras formas de otimizar os seus canais para que tenham alcance orgânico, um tipo de alcance gratuito que é gerado por um critério de merecimento do Google aplicado ao conteúdo.

Seja por meio das redes sociais, busca orgânica no Google, ou envio de newsletter, é possível atrair potenciais clientes sem depender tanto da compra de links patrocinados, diminuindo o custo de aquisição de clientes.

Ao investir em uma estratégia de SEO, você usa palavras-chave no seu conteúdo, palavras que possivelmente serão buscados pelos seus consumidores. Ao criar um conjunto de palavras essencial para a busca dos clientes, é possível ser classificado pelo google e ganhar um espaço em sua página inicial, o que leva muito mais clientes para a sua Landing Page. Saiba mais sobre Otimização SEO

Permite a construção de uma audiência

Por meio da produção de conteúdo relevante, o marketing digital para pequenas empresas torna possível a construção de uma base de dados importantes para o relacionamento com o seu cliente.

Esses dados podem ser assinaturas no blog, e-mails, cadastrados ou seguidores nas redes sociais. Ao longo do tempo, esses contatos se tornam um ativo de marketing para o seu negócio.

É muito importante ter o controle dos clientes, pois assim você sabe com quem está lidando, poderá conhecer mais de suas preferências e pode trabalhar com estratégias muito mais assertivas ao aplicar o marketing digital na sua empresa.

 

Resultado a Longo Prazo

Com o surgimento de novas práticas no Marketing Digital, existem meios pagos e orgânicos para chegar ao cliente.

Entre os orgânicos estão o SEO, que já comentamos anteriormente e o Marketing de Conteúdo, que possibilita uma visibilidade aos textos que o Google classifica, de acordo com palavras-chave e palavras de busca utilizadas pelos clientes.

Com o tempo, seu texto ficaria classificado em uma posição no site do Google, podendo ser acessado muitos anos depois de sua criação.

Após a publicação destes textos, eles podem gerar novas conversões, trazendo mais clientes interessados em compras, tanto para o site quanto para redes sociais. Isso pode culminar com mais  vendas, pois é muito importante  que todo os usuários tenham as necessidades deles atendidas, sem se preocupar com a data em que o conteúdo foi criado.

Tem ótimo custo-benefício

A combinação de uma boa aplicação de recursos, ideias inovadoras e a ajuda de ferramentas online, permite o alcance de excelentes resultados, mesmo com investimentos menores.

Se você acertar nas estratégias de abordagem ao cliente, como o tom de voz e a persona, será possível obter excelentes resultados. A comunicação entre consumidor e empresa se tornará mais simples, sem a necessidade de gastar muito dinheiro com anúncios.

Por conta disso, muitas pequenas empresas já usufruem dos excelentes resultados do marketing digital e, consequentemente, estão aumentando cada vez mais os investimentos no segmento que está em constante crescimento e desenvolvimento.

Por que contar com um profissional de marketing digital?

Contar com a ajuda de um profissional de marketing digital favorece muito a efetividade das suas ações.

Isso porque hoje, as pessoas estão expostas a várias opções de canais de informação, mídia, produtos e, ao mesmo tempo, aprenderam a ser cada vez mais seletivas e ignoram propagandas invasivas ou irrelevantes.

Ao trazer um profissional de marketing digital para sua empresa, você poderá mudar a abordagem que vem sendo feita com o seu cliente, levando conteúdo relevante em que o consumidor possa perceber o valor.

Assim sendo, qualquer anúncio ou propaganda é eficiente apenas quando gera valor real para o seu público-alvo, sendo preciso em sua comunicação, relevante e baseado na permissão.

Um profissional qualificado tem todos os conhecimentos necessários para fazer uma comunicação assertiva, que agregue valor para a sua marca e facilite os processos de vendas.

Agora que você já conhece alguns benefícios é hora de investir em seu marketing digital e potencializar seus resultados, tanto de engajamento nas redes sociais como de vendas reais para o seu negócio.

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