20/03/2020

Marketing digital em tempos de coronavírus

Estamos vivendo uma situação inédita no mundo todo. O coronavírus traz preocupação e incerteza sobre os próximos dias, semanas e meses.
O mais importante agora é cuidarmos uns dos outros e garantirmos a saúde da população.
Mas empresários e gestores de empresas têm que estar atentos e lidar com outro risco eminente, o impacto que as medidas de afastamento social podem trazer na economia do país e no faturamento das empresas, principalmente nas pequenas e médias.
Nós acreditamos que o marketing digital, poderosa ferramenta de aquisição e relacionamento com clientes, pode e deve ser utilizado com sabedoria, para estreitar laços entre empresa e clientes, ajudando a abrandar o impacto deste grave momento.
Não sabemos como serão os próximos meses, mas temos experiência na comunicação de marcas online e separamos algumas dicas que podem auxiliar a sua empresa a driblar os impactos do momento:

Posicionamento da empresa

O momento é extremamente delicado, e exige muita sensibilidade na comunicação. A primeira regra é respeitar as orientações das autoridades de saúde e governamentais.
É preciso ter extremo cuidado com promoções e ações de vendas, principalmente as que convidam o cliente a ir até o estabelecimento. O ideal é, quando possível, criar canais e soluções para que o seu cliente não precise sair de casa.

Solidariedade genuína

Todo mundo precisa de apoio no momento. Pense em como sua marca pode ajudar as pessoas nesta situação, sem intenções mascaradas.
Temos o exemplo da Ambev que está produzindo álcool em gel e doando para hospitais.
É o momento para refletir sobre como a estrutura que você tem, pode ajudar a aliviar um momento tão difícil para a população, mesmo que de maneira sutil.
Por mais que a marca seja beneficiada pela atitude, a intenção deve ser genuína de solucionar algum problema e ajudar as pessoas a atravessarem este período.

Relacionamento com os clientes

Em tempos de isolamento, as redes sociais e outros canais digitais, se tornam ainda mais potentes como ferramenta de relacionamento e interação.
Esteja disponível e atento as demandas de seus clientes neste momento. Estabeleça uma comunicação sincera e os mantenha informado de possíveis mudanças.
É preciso lembrar que em tempos de crise a aquisição de novos clientes é muito mais custosa e RETENÇÃO é a palavra chave para minimizar os impactos dessa fase.

Campanhas de Performance 

Quem está rodando campanhas performance, aquisição de leads e clientes precisa redobrar a atenção nas métricas neste momento.
É preciso olhar de perto como as campanhas estão se comportando e se há alta no custo de aquisição, ou baixa na demanda pelo seu produto/serviço. Estes dados são muito importantes para a tomada de decisão e possíveis ajustes de verba nas campanhas neste período.
É inevitável que campanhas de agendamentos, visitações, tráfego local tenham considerável queda de desempenho no momento. É preciso avaliar até que ponto vale a pena manter a estratégia em andamento, ou direcionar esforços para outros objetivos, como branding e relacionamento.
Por outro lado, cursos online, delivery de alimentos, vendas online, cotações comerciais, inscrições em lista de conteúdo, assinaturas de planos, podem ter relevante aumento na demanda neste período de quarentena, e pode ser o momento para investir um pouco mais e melhorar o ROI de suas campanhas.

Driblando a crise

Além de cautela, consciência e responsabilidade, o momento exige planejamento e criatividade pois é bem provável que durante e após a pandemia as empresas sofram o impacto no bolso. E não utilizar as ferramentas que temos disponíveis corretamente talvez seja o pior caminho a ser tomado neste período.

Planejamento pós crise

Se o jogo mudou, é hora de rever a estratégia.
A recessão também pode e deve ser utilizada como momento para reajustar o planejamento da sua empresa, definir táticas e ações para atrair clientes e alavancar vendas quando o temporal passar.
E você gestor, como está se preparando para os próximos meses?

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.

Share this post? Twitter Facebook Linkedin
About author
Pietro Barreto

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.