Dez passos para gerar resultado com marketing digital

Para gerar resultado com marketinng digital é preciso comprometimento, conhecimento técnic, investimento financeiro e energético.  Hoje vamos abordar os dez primeiros passos a serem tomados por quem quer começar a planejar ações de marketing digital que vão de fato influenciar positivamente o faturamento de sua empresa.

Ao seguir estes passos, você estará elaborando um planejamento coeso que visa integrar os reais objetivos estratégicos da empresa às ações realizadas em ambiente digital. Então vamos lá.

01 – Definir objetivos estratégicos para gerar resultado com marketing digital

Sem dúvida alguma, essa é a etapa mais importante de todo o projeto. A definição correta dos objetivos estratégicos da empresa vai dar o norte para o direcionamento de todas as ações desenvolvidas. Tudo que for pensado e executado precisa ser feito visando atingir esse objetivo. Nesse caso, aplica-se aquela velha máxima: “É impossível chegar a qualquer lugar sem que antes defina-se exatamente onde se quer chegar. ”

Nesta fase do planejamento, é importante pensar em que realmente você quer com a sua comunicação online. Alguns exemplos de objetivos que podem ser buscados são: conquistar novos clientes, fidelizar ou reativar clientes antigos, aumentar o fluxo de clientes em loja física, ativar ou aumentar as vendas por canais online, entre muitos outros.

É muito importante que o objetivo seja claro e atingível. Tentar abraçar o mundo só vai desviar o foco e aumentar o custo de seu investimento.

02 – Pesquisar Público Alvo

A segunda fase também é fundamental para gerar resultado com marketing digital. E infelizmente é muitas vezes negligenciada por gestores que, devido ao tempo de mercado que possuem, acreditam já conhecer tudo sobre os clientes.

Mas nesta etapa é muito importante, além de passar para o papel todo conhecimento que se tem sobre o cliente, dedicar algum tempo a pesquisar novas informações sobre eles e olhar para as suas demandas que não estão sendo resolvidas. Afinal, toda a comunicação será desenvolvida focada nos desejos dele. Por isso é muito importante entender o que ele anseia de verdade.

Procure entender detalhadamente o processo de compra de um prospect desde a fase em que o cliente conhece o seu produto ou serviço, o que faz ele decidir que precisa do seu produto, a forma que ele analisa as opções no mercado e principalmente os motivos que o levam a fechar a compra com você ou com o seu concorrente.

Ao estudar o perfil do seu público alvo é bem possível que apareçam insights muito importantes para a comunicação online, Ou até que sejam identificados novos nichos e oportunidades de negócio. Fique de olho!

03 – Estudar os Concorrentes

Esta é outra etapa em que a informação não pode ficar apenas no “achismo”. É importante levantar e documentar dados sobre a comunicação de seus concorrentes, analisar as suas vantagens e desvantagens perante ao seu produto ou serviço, analisar o tipo de linguagem que ele usa na comunicação, os canais em que ele se comunica com os clientes, o que ele faz que funciona bem e o que pode ser feito que ele ainda não faz.

04 – Identificar a Persona

A persona nada mais é do que a síntese do seu público alvo em um ou mais personagens. Transferir todas as principais características de seus clientes para uma pessoa que representa fielmente as necessidades de seus clientes é uma excelente estratégia para alinhar a linguagem da sua comunicação, gerar insights valiosos para produção de conteúdo, e compilar informações importantes sobre seus consumidores. Uma persona bem definida aumenta muito a chance de sua comunicação com o cliente tornar-se mais efetiva e dá base para uma série de estratégias a serem desenvolvidas ao longo do processo.  Esse é um assunto muito importante e o abordaremos em um post exclusivo futuramente aqui no blog.

05 – Definir Métricas e KPIs de Resultado  

Nesta etapa do planejamento é que se define o que é o sucesso para o projeto. Métricas são indicativos de resultados que, ao serem definidas, precisam estar diretamente associadas aos objetivos estratégicos da empresa. É usual que um planejamento de marketing digital tenha métricas distintas para diferentes estágios do projeto.

Vamos pegar como exemplo uma campanha de marketing digital que tenha como objetivo aumentar as vendas de um e-commerce. Aumentar as vendas é o objetivo final do projeto, obviamente. Mas no caminho em busca desse objetivo, há uma série de outros indicativos de resultados que devem ser acompanhados, como a variação do engajamento com o conteúdo postado. Em seguida, pode ser acompanhado como indicativo de resultado o fluxo de usuários do site e futuramente a aquisição de leads qualificados será um indicativo importante. Finalmente a relação das vendas, que é o objetivo final do projeto.

Enquanto as métricas são os indicadores de desempenho dos objetivos a serem alcançados, os KPIs são a quantificação desses resultados. Exemplificando novamente, quando uma métrica é o fluxo de usuários no site, uma KPI pode ser um aumento de 20% no fluxo do e-commerce. Este é outro assunto que merece e será tratado em breve com mais profundidade por aqui.

06- Definir Canais de Divulgação

Temos hoje infinitas opções de canais online, ferramentas e redes sociais para divulgação de sua empresa e contato com o seu cliente. Na hora de definir os canais de comunicação que serão usados na sua estratégia de marekting digital, é importante conhecer bem a especificidade de cada um deles e analisar quais se encaixam melhor aos seus objetivos estratégicos definidos lá no primeiro passo.  E analisar em qual destes canais o seu público alvo está inserido e o tipo de linguagem e comunicação que este público aceita e deseja receber em cada uma das plataformas.

Lembre-se sempre que quanto maior o número de canais utilizados maior será o custo de investimento em mídia paga. Por tanto é importante ser objetivo na escolha dos canais.

07 – Elaborar um Calendário Editorial

Após definir os canais que farão parte de sua estratégia de divulgação online, é preciso criar um calendário editorial. É neste calendário em que será desenhada toda a estratégia de produção de distribuição do conteúdo produzido. Neste passo você elabora a pauta dos assuntos que serão tratados em cada canal, define datas para as postagens e planeja a execução de promoções. É recomendado trabalhar sempre com um planejamento de, no mínimo, 3 meses e ir reajustá-lo de acordo com a análise de dados dos meses passados.

08- Planejar Verba

Como falamos aqui anteriormente, o planejamento é a base para gerar resultado com marketing digital . Portanto, antes de decidir investir o seu capital em ações de marketing digital, é preciso planejar o investimento.

Ao planejar a sua verba de marketing digital, caso você não possua um profissional dedicado a isto na sua empresa, é preciso levar em consideração os custos do profissional que vai executar o trabalho e principalmente o alcance e resultado que você almeja alcançar com sua campanha. Neste passo é preciso ter bom senso e alinhar expectativas. Por exemplo, não é viável esperar um aumento extremamente expressivo em seu faturamento investindo apenas mil reais de verba para ações de marketing digital. Mas, dependendo do seu segmento de empresa e objetivos estratégicos esse pode ser um valor para começar a colher frutos com sua comunicação online.

Por melhor que seja o profissional que está desenvolvendo o trabalho para sua empresa, será necessário investir em compra de mídia paga, Google Adwords, FacebookAds, entre muitas outras opções fundamentais para gerar audiência para sua comunicação. Neste momento é muito importante analisar os canais escolhidos na etapa 6 e identificar qual é o papel de cada um deles em sua estratégia, para que a verba possa ser alocada corretamente de acordo com as metas definidas. Faremos em breve por aqui um post exclusivo sobre definição de verbas para campanhas de marketing digital, pois este é um assunto muito importante e um tanto quanto polêmico.

09 – Definir Prazos para Execução

Para que sua campanha ocorra conforme o seu planejamento, é muito importante definir e cumprir prazos para cada uma das etapas do processo. Ao longo da execução de um projeto, é normal que haja reajustes em prazos e em algumas estratégias, mas o ideal é que se mantenha pelo menos o cerne do que foi planejado e deixar a maior parte das mudanças para o final deste período do projeto onde os resultados serão mensurados com maior precisão e darão base para reajustes baseados em dados concretos

10 – Tirar o Plano do Papel

Tão importante quanto planejar é executar. De nada adianta ter o melhor planejamento do mundo se ele nunca for de fato executado. Por fim, quando você se fizer a seguinte pergunta: “Qual a melhor hora para começar?”, responda-se com esta outra: “Qual a melhor hora para começar a vender mais?”. As respostas dessas perguntas devem ser as mesmas.

Agora que você já conhece o passo a passo para começar a planejar a sua campanha de marketing digital, que tal ir um pouco mais a fundo baixando o nosso GUIA PRÁTICO -PARA GERAR LUCRO COM MARKETING DIGITAL

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Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.