Quer encontrar o seu cliente na internet? Seja encontrado!

Atualmente a internet pode ajudar as empresas a encontrar e atrair novos clientes. Com a mudança da maneira como nos relacionamos entre consumidores e empresas, aumenta-se a possibilidade de geração de oportunidades de negócios, assim como aumentam os desafios. Hoje, mais de 75% das pessoas que são impactadas pela mídia tradicional realizam buscas no ambiente digital. A partir disso, leve em consideração ser encontrado pelo seu cliente no ambiente digital. Hoje o marketing digital pode atuar de maneira muito mais assertiva do que as mídias tradicionais. Antigamente era comum o cliente ser apenas um espectador em relação aquele produto que era mostrado, não se sabia se aquela ação seria realmente efetiva ou não. Hoje é possível mensurar que as pessoas que estão sendo atingidas por mídia digital buscam por informações previamente coletadas em anúncios no ambiente digital. Fazem essa busca pelos principais mecanismos de busca hoje disponíveis na internet. A partir disso, pode-se identificar a importância da relação que se desenvolve com o cliente no ambiente digital.

O que o seu cliente fala de você?

Essa é uma questão muito importante que deve ser analisada cuidadosamente. Ao se perceber em um ambiente rico em informações, o consumidor está muito mais preparado e inteirado sobre as informações e especificidades do seu produto, o que torna o mesmo parte dessas informações. Ocorre uma inversão de papéis entre empresa e consumidor, já que o mesmo poderá opinar sobre seus produtos com base em suas opiniões e seus valores previamente estabelecidos. Portanto, é muito importante estar atento para aquilo que os consumidores estão falando da sua empresa no mercado.

Prepare-se para receber elogios e críticas, com certeza irá ajudar a construir a imagem da sua marca no mercado e na cabeça dos consumidores. Esteja preparado para influenciar o cliente neste quesito. Tudo aqui que considerar relevante deve ser passado para o cliente de forma que sua imagem como marca seja pintada como excelente por oferecer um produto ou serviço que chama atenção. Outra forma de antecipar qualquer crítica ou elogio do cliente é pesquisar pela concorrência, ou seja o que os clientes estão falando sobre a concorrência. Quais são seus erros e acertos? Assim você poderá aprender muito mais antecipadamente, evitando qualquer desgaste com o consumidor.

Seja encontrado

Sabendo que a internet é uma grande aliada na divulgação do seu produto, existem algumas práticas que são muito importantes para encontrar clientes no ambiente digital. Comece criando a sua presença digital, o desenvolvimento de um espaço digital, como um site, é necessário para gerar credibilidade, mostrar para o cliente quais são sua principais capacidades e especificidades de produto. Por meio desta plataforma você poderá conversar com o consumidor. A partir disso, crie uma estratégia de marketing digital para atrair os consumidores para o site, seja por meio da divulgação de campanhas nas redes sociais, seja por meio de posts ou vídeos informativos que ajudam o cliente. Considere o seu site como a porta de entrada do cliente, aqui é possível apresentar a empresa, o que ela faz, como ela o faz e outras perguntas fundamentais que devem ser respondidas. Assim o cliente já terá muito mais informação e poderá tratar a possibilidade de consumo em sua empresa com muito mais naturalidade.

As redes sociais permitem que você realize buscas por termos específicos. Veja quais são as principais considerações e comentários do seu público-alvo em relação ao assunto pesquisado. Assim você poderá ter vários insights sobre como anunciar e atrair novos clientes. Outra ferramenta muito utilizada para chegar  os clientes é o E-commerce. Trata-se de um canal de vendas online, onde é possível explorar todas as estratégias de marketing digital.

Tenha em mente que a suas principais plataformas de anúncios, seja no instagram ou no Facebook, já possuem capacidade de segmentar seu público, o que faz com que seus anúncios sejam vistos somente por pessoas que tenham interesse ou vontade de saber sobre determinado produto. Isso vai auxiliar na construção da imagem da marca no ambiente digital. Esteja preparado para criar um conteúdo relevante e de qualidade. Assim você poderá chamar a atenção e encontrar seu cliente com mais facilidade e estreitar a relação, oferencendo comunicação rápida e eficaz.

 

Pesquisa de Palavras-chave

Uma forma de encontrar seus cliente na internet, é procurando por palavras-chave no Google, visto que esse é considerado um grande termômetro do que é ou não é procurado pelas pessoas. Atualmente no Brasil, cerca 90% das pessoas preferem buscar por este site. Procure por palavras que tenham uma relação forte com o seu negócio e veja o que essas pessoas estão falando. A partir dessa análise ficará mais fácil de saber onde estão os seus clientes e como eles se comportam no setor em que você está inserido. Será possível saber quais são os sites mais acessados, que tipo de conteúdo seu cliente anda consumido. Assim você poderá ter uma ideia do perfil do seu cliente e qual conteúdo o mesmo está disposto a consumir para realizar a compra na sua empresa.

Pesquise sobre o seu público

Cada caminho percorrido pela sua empresa é uma passo mais a frente que dá em direção ao seu consumidor. Todas as informações que você reunir até aqui devem ser utilizadas para a montagem de um perfil de consumidor. A partir da formulação de uma hipótese sobre quem é e como se comporta esse consumidor, já é possível ter uma boa noção de qual é o seu público alvo no ambiente digital. Procure ouvir o que o cliente tem a dizer e direcione sua pesquisa por meio de uma investigação de como se comportam e o que preferem os seus clientes. Realize uma análise qualitativa, seja por meio de uma entrevista ou questionário. Com certeza irá ajudar no auxílio à construção de imagem da marca. Defina qual será a abordagem utilizada a partir de uma pesquisa qualitativa sobre atendimento e abordagem nas redes sociais. Utilize uma linguagem de fácil entendimento, estabelecendo uma conexão entre a sua empresa e o consumidor potencial.

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