19/04/2018

Sua loja virtual tem fluxo, mas não vende? Talvez você não saiba, mas isso é muito comum. A taxa de conversão média dos e-commerces brasileiros é de 1%, ou seja, 1 a cada 100 visitantes vai comprar.

Porém, esta é uma média. Existem lojas virtuais que vendem com uma taxa de conversão de 20%, enquanto outras possuem taxa de 0,14%, o que é muito baixo.

Hoje, vamos te ensinar a forma mais fácil para aumentar sua taxa de conversão e transformar cada vez mais visitas em vendas. Então fique ligado e anote essas dicas valiosas, dadas pelo nosso gestor de marketing digital, Pietro Barreto!

 

Quais são as estratégias para aumentar a taxa de conversão? 

O jeito mais fácil de aumentar a sua taxa de conversão é contando com algumas boas estratégias que, quando aplicadas corretamente, possuem alto poder engajador.

Na internet, você demora segundos para ganhar ou perder a atenção do cliente. Portanto, é muito importante estar atento aos seus próprios métodos. Para descobrir se uma estratégia é eficiente, basta se fazer uma pergunta: “isso chamaria a minha atenção se eu fosse o público alvo?

Se a resposta for “não” ou “talvez”, há algo que precisa ser melhorado. Tente se colocar no lugar do usuário e entenda o que ele gostaria de ver e o que geraria impacto para ele, de forma que ele não possa deixar para depois.

Vamos te mostrar agora algumas das melhores estratégias, a forma mais fácil para aumentar a sua taxa de conversão.

 

Aumente seus pontos de contato 

Pietro Barreto nos conta que, quanto mais contato você tem com o seu cliente, mais vendas você estará gerando. Este é um dado estatístico que parte da informação que te demos lá no início do texto, sobre a taxa de conversão média.

Se a cada 100 usuários, 1 realiza uma compra, quanto mais lotes de 100 usuários você tiver, mais vendas estará gerando. Por isso, dedique-se a aumentar o seu topo de funil.

Esteja presente em todas as redes sociais, monte um blog sobre o seu nicho de atuação e faça postagens frequentes. Se você puder ter um canal no YouTube, melhor ainda.

Quanto mais meios você tiver para que o usuário encontre a sua loja, mais visitas vai gerar e mais vai aumentar a sua taxa de conversão.

 

Faça uma boa nutrição de e-mail marketing 

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de nutrição de leads que, se for usada da forma correta, pode aumentar muito a sua taxa de conversão.

Porém, não basta fazer uma boa lista de e-mails e sair disparando ofertas a torto e direito. Primeiramente, é necessário entender que o e-mail marketing precisa ter o foco em conversão, mas baseado em uma conversa.

Quando você simula uma conversa com o seu usuário, está aproximando ele da sua marca, deixando-o mais à vontade para te procurar. Em seguida, você deve nutrir o seu lead frequentemente.

Aproximadamente 79% dos leads não compram por falta de nutrição, segundo uma pesquisa da MarketingSherpa. Para ter uma boa nutrição de e-mail marketing, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Segmentação e qualificação dos leads: quanto mais segmentados, melhor. Fica mais fácil obter a atenção do lead se ele estiver realmente interessado no que você oferece;
  • Conteúdos personalizados: cada lead é único, e você deve tratá-lo como tal. Tente extrair o máximo possível de informações sobre ele e use essas informações no e-mail, como nome, produto/serviço de interesse, local onde mora, entre outros. Quanto mais específico for o seu e-mail marketing, melhor;
  • Timing: faça os disparos dos e-mails na hora certa e na ordem correta. Não adianta mandar um e-mail com uma super oferta se o seu lead ainda não está no momento de compra. Estruture bem o seu planejamento para que o lead receba sempre o e-mail certo na hora certa.

Somente essas três simples práticas já farão toda a diferença para aumentar sua taxa de conversão através do e-mail marketing.

 

Recuperação de carrinho 

Com certeza, você já recebeu um e-mail de alguma loja dizendo que “você deixou seu carrinho te esperando com esses produtos” e te convidando a voltar ao site para finalizar a compra.

Essa é a estratégia de recuperação de carrinho. Através do envio de e-mails que vão lembrar o usuário de que o produto ainda está disponível para compra, você o está incentivando a voltar à sua loja e finalizar o pedido.

Isso pode ser feito através de programas específicos, onde você determina um tempo decorrido para o disparo do e-mail após o abandono do carrinho. É importante que estes e-mails sejam o mais amigáveis o possível, mas que também tragam um gatilho mental, como o da escassez (só 3 unidades restantes em estoque).

Segundo Pietro, na maioria das vezes, o usuário não vai se lembrar sozinho de que abandonou um carrinho. Se você quiser aumentar sua taxa de conversão, cabe a você fazer o lembrete e enviar a ele.

 

Remarketing 

O Remarketing é uma ferramenta do Google que possibilita a exibição de anúncios a usuários que pesquisaram por aquele produto ou serviço anteriormente.

Dessa forma, o mesmo usuário está recebendo mais de uma vez a oferta. Esta é uma tática para lembrar o usuário de que ele está interessado naquilo e oferecer uma oportunidade para fazer negócio no mesmo momento em que vê o anúncio.

O objetivo do Remarketing é aumentar a taxa de conversão, porém isso raramente acontece na primeira vez em que o anúncio é exibido. De fato, o usuário precisa ver o mesmo anúncio diversas vezes para, por fim, decidir realizar a compra.

Ainda assim, o Remarketing é uma ótima estratégia para aumentar a sua taxa de conversão.

 

Refinamento da segmentação 

A segmentação é o seu público alvo específico, a sua persona. Para que as estratégias mencionadas acima deem certo, é necessário que haja o máximo possível de refinamento da segmentação.

Quanto mais específico for o seu público, mais chances você tem de acertar o alvo, aumentando sua taxa de conversão de maneira mais rápida e efetiva.

Isso é muito importante para estratégias de anúncios, como Google Adwords e Facebook Ads. Mas também vale para o Remarketing e para o próprio e-mail marketing.

Pense nisso como uma estatística. Se você pegar 100 pessoas aleatoriamente na rua, quantas delas estarão precisando de uma caneta? Agora, se você perguntar a essas pessoas, quem é estudante, quem está cursando a faculdade ou cursinho pré-vestibular, com certeza vai conseguir muito mais potenciais clientes.

Use a segmentação a seu favor e aumente a sua taxa de conversão com rapidez.

 

Essas foram as dicas do Pietro Barreto para aumentar a taxa de conversão da forma mais fácil. Agora, coloque tudo em prática e veja você mesmo a diferença.

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.

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About author
Pietro Barreto

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.