Planejamento Estratégico

O planejamento é a chave para quem que gerar resultado com estratégias digitais.

O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é uma metodologia que ajuda os gestores de negócios na definição de objetivos e diretrizes para alcançar propósitos, sendo por isso, uma parte fundamental do empreendedorismo.

Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de uma pessoa ou organização.

Como utilizar o planejamento estratégico para gerar resultados para a sua empresa?

Confira a seguir as etapas de um planejamento estratégico:

  1. Definição do público-alvo e proposta de valor para o negócio

Para planejar uma estratégia de forma eficiente, alinhada com os objetivos do negócio e a realidade do mercado, é preciso determinar o público-alvo, bem como avaliar quais serão os seus recursos para atendê-los, quais benefícios e diferenciais a empresa poderá entregar para o cliente (proposta de valor), e quais as características do produto ou serviço colocado no mercado.

2. Estruturação dos fundamentos do negócio

 

Após definido o segmento de clientes e as propostas de valor, chegou a hora de estabelecer qual será a cultura da empresa, com o estabelecimento da visão, missão e valores da organização. O estabelecimento dessas diretrizes é importante para identificar e diferenciar a empresa frente aos seus concorrentes.

3. Avaliação do ambiente em que a empresa está inserida

 

Aqui, é preciso entender o posicionamento atual da empresa. Isso é possível a partir da comparação entre as características do ambiente interno suas forças e fraquezas – e a situação do ambiente externo – oportunidades e ameaças.

 

Para tanto, é fundamental conhecer e valorizar as características da organização. Além disso, é preciso se manter informado sobre a situação do mercado clientes, fornecedores, concorrentes – para compreender qual posicionamento estratégico deve ser adotado para o negócio.

 

4. Análise dos objetivos estratégicos a serem alcançados

Parte da análise do estágio atual da empresa para planejar o desenvolvimento esperado. Os objetivos precisam ser alcançáveis e coerentes com os princípios essenciais do negócio. Além disso, você pode acompanhá-los por indicadores de desempenho, o que torna mais fácil o controle.

5. Estruturação de planos de ação

Para a estruturação de planos de ação é necessário pensar no que deverá ser feito, nos recursos necessários, nos prazos para cada ação e também na ordem cronológica desses processos, além do recurso financeiro disponibilizado para cada atividade. Dessa forma, você terá um conjunto de ações que deverão resultar no alcance do objetivo esperado.

6. Execução do planejamento estratégico

Chegou a hora de mobilizar e alinhar a organização, buscando executar o que foi planejado. Nesse momento é importante ficar atendo ao plano de ação, a fim de cumprir com tudo o que foi pensado.

  1. Mensuração e monitoramento dos resultados conquistados

Monitorar os resultados é fundamental para saber se as estratégias estão de acordo com o planejamento inicial, ou se necessita de ajustes. Portanto, é necessário estabelecer as ferramentas que serão usadas para esse acompanhamento, e também envolver os profissionais responsáveis por cada área do negócio.

Os cronogramas podem ser uma boa opção para fazer o monitoramento do planejamento estratégico. Também é possível usar os KPIs — conhecidos como indicadores-chave de desempenho. A escolha do melhor indicador vai depender do objetivo final do planejamento estratégico.

Um planejamento estratégico assegura a diferenciação do negócio frente à concorrência, garantindo a obtenção de resultados esperados.

Aqui na Converte tratamos o planejamento estratégico como a parte mais importante do projeto. Pois é ele que vai garantir o melhor caminho para atingirmos os resultados esperados pelos nossos clientes. Nós fazemos planejamento estratégico para todos os nossos clientes independente do serviço contratado.

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Trabalhos Realizados

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.