Otimização SEO

Otimização SEO Coloque o seu site na frente com otimização do site para os mecanismos de busca orgânica. (Otimização de Contéudo, On Page e Link Building)

Otimização SEO – Como transformar alcance orgânico em vendas 

Um dos grandes desafios para qualquer negócio na atualidade é a prospecção de clientes. No meio digital, existem alguns atalhos que podem levar um usuário a entrar em contato com a sua empresa mais rapidamente.

Uma dessas táticas é a otimização SEO. Através dela, você consegue atrair clientes gastando menos, por meio de estratégias digitais que levam o usuário a encontrar a sua marca por vontade própria.

Vamos te explicar o que é a otimização SEO e como ela funciona. Leia o post até o final e entenda tudo o que você precisa saber.

 

O que é Otimização SEO? 

O termo SEO significa Search Engine Optimization (traduzindo para o português, temos otimização para mecanismos de busca). Em suma, trata-se de uma série de métricas que levam uma página a aparecer entre os primeiros resultados de sites de busca, como o Google.

Esse resultado é não pago, ou seja, orgânico, diferentemente dos links patrocinados, onde você paga para aparecer primeiro. Por meio dessa estratégia é possível aumentar as visitas em seu site e, consequentemente, o número de pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço.

 

É fundamental entender como pensa o usuário 

Para trabalhar a otimização SEO com eficiência, é necessário entender como pensa o seu público-alvo. É preciso conhecer muito bem os seus interesses, descobrir quais informações ele busca quando está interessado em seu produto ou serviço, além de como exatamente ele faz as buscas na internet.

Assim, torna-se necessário entender o processo de compra, o nível de conhecimento que o seu público tem do seu produto ou serviço, a sua dor (necessidade), as suas objeções e os seus anseios. Isso tudo é a identificação da persona. Quanto mais detalhada for a sua persona, mais sucesso você terá com a otimização SEO.

Além disso, é preciso ainda conhecer as regras e critérios que os buscadores como o Google utilizam para posicionar as páginas no ranking. São mais de 200 fatores ao todo e isso está sempre em constante atualização.

 

Entendendo o PageRank 

O PageRank foi desenvolvido pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin. De maneira resumida, o PageRank é um critério que o Google usa para classificar a ordem em que os sites aparecem em seus resultados de busca.

É possível realizar a otimização SEO atendendo aos critérios estabelecidos pelo PageRank de maneira intencional. Para isso, utilizamos as seguintes estratégias:

 

Pesquisa de palavras-chave 

As palavras-chave são as palavras que o usuário digita na barra de busca, através das quais são encontradas as páginas. Por exemplo: você pode ter chegado a este site através da palavra-chave “otimização SEO em Juiz de Fora”. É preciso entender quais palavras-chave o usuário mais utiliza quando está em busca de algo.

Existem diversas ferramentas que nos mostram as estatísticas de cada palavra-chave, dentre elas o volume mensal de buscas, concorrência (quanto mais sites utilizando a palavra-chave, maior a concorrência para ranquear com ela), relevância, etc. A maioria dessas ferramentas é paga, sendo possível apenas fazer uma breve experimentação gratuitamente.

É necessário entender quais palavras-chave geram mais fluxo e quais são mais propensas e converter o usuário. Ambas são importantes em uma estratégia de otimização SEO.

 

Otimização on page 

A otimização on page é um conjunto de boas práticas que potencializa as chances do seu site ser melhor classificado. São detalhes estruturais, da construção do site, das páginas, limpeza de links quebrados, até a forma como as imagens são colocadas no site.

A estruturação de links sucessivos e o mapa do site também entram nesse quesito, juntamente com diversos outros fatores que, somados juntos, representam uma grande parcela da otimização SEO.

 

Produção de conteúdo 

Uma das mais poderosas ferramentas de otimização SEO é a produção de conteúdo relevante. Isso se dá tanto pelo reconhecimento dos robôs do Google sobre a densidade, periodicidade e relevância do conteúdo produzido, como pela propagação que um conteúdo de qualidade pode alcançar, por meio de compartilhamentos e referências.

Em outras palavras, o seu ranking sobe se você mantiver o seu site alimentado com conteúdo de qualidade frequentemente, com periodicidade fixada e estrutura textual padronizada. Quanto mais consistente for o montante de conteúdo em seu site, melhor posicionado ele estará.

 

Link building 

O link building é a construção de links do seu site, tanto interna quanto externamente. Os links que você colocar nas suas páginas serão avaliados pelo Google em relevantes ou não. Quanto mais relevante for o link, melhor posicionada sua página estará.

Por exemplo: se você linkar o termo otimização SEO em Juiz de Fora com uma das páginas mais relevantes da cidade de Juiz de Fora sobre marketing digital, que é a da Converte, estará melhorando o seu posicionamento para este termo.

É preciso cuidado com o link building, pois ele também pode prejudicar o posicionamento de um site. Se você utilizar links com baixa relevância, isso pode prejudicar o seu ranking ao invés de ajudar com a otimização SEO.

Existem dois tipos de links: internos (que levam a outras páginas do seu próprio site) e externos (que levam a outros sites). Ambos são importantes para uma boa estratégia de link building e é preciso saber trabalhar os dois tipos diferenciadamente.

 

Como utilizar a otimização SEO para gerar resultados para sua empresa? 

Utilizando as técnicas de SEO é possível adquirir uma melhora no posicionamento para as palavras-chave relacionadas ao negócio, e isso favorece a quantidade de acessos na página, além de gerar também uma maior visibilidade para a sua marca e um retorno em conversões no site.

Estar em primeiro lugar no maior buscador do mundo, com palavras relevantes para o negócio, é uma excelente tática para otimizar os resultados de uma empresa com estratégias digitais, assim como trabalhar a otimização SEO de um site é a melhor forma de reduzir os custos de aquisição de clientes, usando estratégias digitais.

Estabelecer um fluxo orgânico de usuários para um site, além de aumentar as chances de conversão, economiza a verba que muitas vezes precisa ser gasta nas campanhas de links patrocinados.

Mas, garantir um fluxo qualificado e gratuito de usuários é uma tarefa árdua, que necessita conhecimento do público-alvo e comprometimento com a produção de conteúdo relevante, além de otimização constante.

A Converte é referência em otimização SEO em Juiz de Fora, além de diversas outras estratégias de marketing digital.

Quer experimentar esse sucesso? Preencha o cadastro e descubra se a sua empresa tem o potencial para gerar vendas de forma natural na internet.

https://www.facebook.com/ConverteDigital/

https://www.instagram.com/convertemktdigital/

Receba dicas para otimizar o marketing digital da sua empresa CLIQUE AQUI

Conheça nossas soluções: www.convertedigital.com.br

Trabalhos Realizados

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.