Gestão de Redes Sociais

Utilize a gestão de redes sociais para ampliar o alcance de sua marca e gerar novas oportunidades de venda.

Gestão de Redes Sociais – Como transformar curtidas em vendas

Com o surgimento das redes sociais, as empresas começaram a perceber que é necessário criar uma “imagem digital”. A partir deste contexto, equipes de redação e marketing trabalham para atingir clientes através da gestão de redes sociais, trazendo um conteúdo relevante para o cliente.

O Facebook vem provocando muitas mudanças na forma como chegamos a nossos clientes, assim com pode oferecer filtros e análises bem completas sobre como as pessoas estão reagindo sobre sua marca no ambiente virtual. Outros sites como o Instagram e Twitter, também são grandes plataformas difusoras de conteúdo em que há milhões de usuários, movimentando um grande volume de informações por dia.

Para conseguir se destacar neste ambiente virtual, deve-se levar em consideração um conjunto de ações para transformar todo esse engajamento em vendas, que é a gestão de redes sociais.

 

O novo perfil consumidor

Assim como o comportamento humano está em constante transformação, formam-se novos consumidores. Com o desenvolvimento da era digital, o acesso a informações se tornou muito mais democrático, permitindo ao consumidor avaliar diferentes possibilidades na hora de escolher um produto ou serviço. Muitos consumidores se tornaram mais exigentes, o que deve ser incorporado nos estudos e análises de empresas.

Segundo um estudo desenvolvido pela empresa de consultoria Gartner, 89% das empresas no segmento do varejo estão tendo que organizar seus esforços em torno de uma variável muito importante para a geração de leads qualificados. Essa variável pode ser identificada como experiência do consumidor, um exercício de empatia que toda empresa deve fazer para formar relacionamentos duradouros com clientes.

Hoje o consumidor está muito mais informado, tem noção de preços, conhece os produtos e serviços de concorrentes, assim como desenvolveu uma relação de confiança com outros usuários, principalmente aqueles que já possuem uma experiência prévia com o serviço/produto. A partir deste cenário cada vez mais complexo, pode-se notar que os padrões são elevados ao máximo,  o que influencia a necessidade de se relacionar com seu cliente a partir de diferentes plataformas digitais.

Quanto maior a capacidade da sua empresa nas redes sociais, maior serão as chances de conquistar Leads qualificados. Essas plataformas possibilitam maior conforto e comodidade para o cliente, que poderá encontrar mais facilidade na hora de procurar por um serviço ou produto.Assim sendo, deve-se prestar atenção na transformação do comportamento do consumidor, principalmente no que diz respeito às demandas mais exigentes. Ou seja, é de responsabilidade das empresas entender este novo perfil e encaixar suas estratégias de gestão de redes sociais, marketing e automação de vendas a fim de colher os melhores frutos.

Monte a estratégia adequada

A partir da ideia de que as redes sociais estão moldando o novo comportamento do consumidor, é necessário criar um conjunto de estratégias que permitam a geração de leads qualificados e ganhos substanciais para a área de vendas. Com isso, deve-se pensar em uma forma de integrar essas estratégias às redes sociais.

 

Identifique o seu público-alvo

Primeiramente, deve-se pensar na identificação do público-alvo. Após a identificação, pesquise onde este cliente se encontra nas plataformas digitais e pense em como você chegará até ele, seja por meio de um vídeo informativo ou uma promoção. Se você conhecer seu público, você poderá avaliar quais as melhores formas de atingi-lo.  A partir disso, fica mais fácil para o time de marketing se concentrar em ações de marketing mais assertivas, que levem em consideração o novo perfil do cliente.

 

Gere conteúdo de valor

Após a identificação do seu público alvo, está na hora de produzir conteúdo relevante e de qualidade para o seu cliente. A partir da criação deste conteúdo, a empresa estará apta a captar mais clientes, gerando valor e envolvendo clientes em potencial. Com isso, fica evidente que as empresas devem estar presentes nas diferentes plataformas de interação digital, achar uma linguagem em comum com seu consumidor, a fim de gerar novos negócios e resultados. Uma técnica bastante utilizada é o SEO, uma estratégia de marketing digital que visa otimizar a relação do consumidor com o cliente. Isso se dá a partir da classificação de empresas nos principais mecanismos de busca disponíveis na Web. Por meio de uma análise detalhada quanto às palavras-chave, ocorre a otimização do conteúdo, que poderá ser previamente preparado com base em técnicas de SEO.

Mostre a sua cara

Marque sua presença nas principais plataformas digitais disponíveis. Tenha em mente o seu público alvo e saiba onde ele se encontra em maior proporção. É necessário montar um planejamento de disseminação de conteúdo, garantindo um engajamento de qualidade, gerando resultados positivos na área de vendas. Outro ponto importante da gestão de redes sociais é que elas permitem uma interação entre os consumidores, permitindo o compartilhamento de informações, assim como desenvolver interações com um público específico.

Ou seja, cada usuário passa a ser um formador de opinião, comentários positivos ou negativos. Com essa exposição da marca aumentando exponencialmente, é necessário se prevenir e criar conteúdos relevantes do ponto de vista do consumidor. Estratégias para melhorar a imagem da marca também são válidas, visto que atualmente existem sites de ranqueamento de empresas por determinado produto/serviço, onde consumidores relatam suas experiências e avaliam seu trabalho.Essas são comunidades que devem sempre estar atualizadas, e as empresas devem estar atentas para este movimento, tentando resolver cada problema que possa ocorrer.

 

Investimento em anúncios

Hoje não é difícil entrar em contato com o seu cliente em potencial. Você pode usar mídia paga para fazer publicidade na internet.Anúncios do Facebook e Instagram estão sendo utilizados por grandes empresas na disseminação de conteúdo online. Mesmo assim, essa é uma ferramenta que mostra aderência com as estratégias de curto prazo de pequenas e médias empresas, por exemplo. Com o investimento em mídia paga é possível segmentar o seu público e atingi-lo de forma mais eficiente. Você já saberá qual estratégia traçar para chamar a atenção dele se conseguir identificá-lo. Outro ponto importante em relação às plataformas de anúncios que hoje estão disponíveis, diz respeito à capacidade de mensuração de resultados e gerenciamento de campanhas do marketing digital. Com este acompanhamento, será possível mensurar se o investimento está valendo a pena ou não, qual público está respondendo melhor para cada anúncio.

 

A Converte é referência em gestão de redes sociais em Juiz de Fora.

 

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Trabalhos Realizados

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.