Análise de Métricas e Relatório de Resultados

Acompanhamento da perfomance de todos os canais investidos. Criamos relatórios de custo de aquisição de clientes e retorno sobre investimento (ROI)

Aprenda a calcular o retorno sobre investimento em marketing digital 

O marketing digital é um mundo à parte, cheio de variáveis, detalhes e segredos que você vai conhecendo aos poucos quando resolve trabalhar com isso.

Um dos fatores que ainda gera muita dúvida é sobre o retorno sobre investimento em marketing digital, ou ROI (do inglês Return on Investment). Essa métrica diz exatamente o ganho que você obteve a partir de uma campanha de marketing digital.

É muito importante que você saiba realizar essa análise antes mesmo de aplicar qualquer campanha, para, assim, poder calcular com exatidão os seus resultados.

Por isso, hoje, trouxemos para você um guia que vai te ensinar a calcular o retorno sobre investimento em marketing digital. Acompanhe!

O que é o retorno sobre investimento em marketing digital – ROI? 

Para simplificar, podemos dizer que o ROI é o cálculo que te diz quanto você obteve de lucro a partir de uma campanha de marketing digital. O ROI deve ser mensurado e calculado para te ajudar a investir no que realmente te dá retorno, deixando de fora práticas que você pode imaginar que sejam lucrativas, mas que na verdade não são.

O melhor sobre o retorno de investimento em marketing digital é que você pode identificar exatamente quais campanhas te deram o melhor retorno, podendo planejar o que fazer para melhorar ainda mais os seus ganhos a partir dessas campanhas.

 

O que levar em consideração? 

Quando queremos obter o ROI de uma campanha, todo o esforço colocado nela deve ser considerado. Isso inclui o valor líquido em anúncios pagos (Facebook Ads, Google Adwords, entre outros), desenvolvimento de produto/serviço, horas de trabalho dos funcionários e também terceirização de mão de obra (quando houver).

Referente aos ganhos, basta somar tudo o que gerou receita através dessa campanha de marketing digital.

 

Como calcular o ROI? 

A fórmula para definir o retorno sobre investimento em marketing digital de uma campanha é a seguinte:

ROI% = ((retorno de investimento – custo de investimento) / custo de investimento) x 100

Ainda está complicado entender? Vamos te dar 3 exemplos para facilitar. O primeiro, com retorno positivo, o segundo, estagnado e, o terceiro, com retorno sobre investimento negativo.

 

Exemplo 1 – Retorno sobre investimento positivo 

Suponhamos que sua empresa fez um investimento de R$1.000,00 em uma semana de anúncios e, ao final do período, obteve R$3.000,00 de lucro. O cálculo ficaria da seguinte forma:

ROI = ((3.000 – 1.000) / 1.000) x 100

ROI = (2.000 / 1.000) x 100

ROI = 2 x 100

ROI = 200%

Sua empresa obteve 200% de ROI sobre a campanha em questão. Isso significa que a cada R$1,00 investido, retornaram R$3,00, te deixando com R$2,00 de lucro. Nesse cenário, você pode analisar a campanha e definir se ela continua com o mesmo investimento ou se é hora de melhorar para ir mais além.

 

Exemplo 2 – Retorno sobre investimento estagnado 

Vamos pegar o mesmo investimento do exemplo anterior para ilustrar um caso de ROI estagnado. Dessa vez, sua empresa investiu R$1.000,00 e, em uma semana, recebeu de volta R$1.000,00.

ROI = ((1.000 – 1.000) / 1.000) x 100

ROI = (0 / 1.000) x 100

ROI = 0 x 100

ROI = 0%

 

Para cada real investido, sua campanha retornou esse mesmo real em receita. Isso não te deu prejuízo, mas também não gerou lucro. É hora de avaliar o que poderia ser mudado e tentar melhorar a campanha para gerar lucro ao invés de te deixar estagnado.

 

Exemplo 3 – Retorno sobre investimento negativo 

Ainda com o mesmo exemplo, vamos ilustrar o seguinte caso. Ao investir R$1.000,00 em uma campanha, após uma semana, sua empresa conseguiu R$500,00 de receita.

ROI = ((500 – 1.000) / 1.000) x 100

ROI = ((-500) / 1.000) x 100

ROI = (-0,5) x 100

ROI = -50%

 

Para cada real investido, sua empresa obteve de receita 50 centavos. Isso é um prejuízo de 50%, apontando que a campanha deve ser abortada e repensada, ou, abandonada para que outra campanha tome o seu lugar.

 

O retorno sobre investimento em marketing digital nas diferentes áreas da empresa 

A seguir, vamos ver a divisão do ROI por área, mostrando como ele pode ser trabalhado especificamente em cada uma delas.

 

Marketing 

Para o ROI do setor de marketing, você deve colocar na fórmula somente os investimentos exclusivos desse setor, incluindo o tempo de trabalho da equipe de marketing, planejamento e pesquisas de marketing, contratação de terceiros, etc.

Como os lucros são ganhados por todas as equipes envolvidas, é preciso tomar cuidado para não julgar o trabalho da equipe de marketing somente baseando-se no ROI. O retorno sobre investimento de marketing digital dentro do setor de marketing pode não ser dos mais altos.

 

Vendas 

A metodologia é basicamente a mesma, porém, como são menos variáveis inseridas no cálculo, o resultado se torna mais preciso. Considere fatores como o tempo gasto para fechar um negócio e o salário do time de vendas. Contudo, essa área é bem menos exigida nas estratégias de marketing digital do que nas tradicionais.

 

Produtos e serviços

O retorno sobre investimento em marketing digital de produtos e serviços é feito com base no custo de desenvolvimento, promoção e distribuição de uma única oferta ou de um grupo de ofertas em um conjunto maior.

Por exemplo, se você possui um e-commerce de eletroeletrônicos e fez um investimento de R$50.000,00 para vender seus produtos pela internet, obtendo o retorno de R$75.000,00, você teve um ROI de 150% somente com a venda desses produtos.

 

Quando aplicado em uma base regular, como mês a mês, o cálculo de retorno sobre investimento em marketing digital pode indicar tendências ou demonstrar conclusões antecipadas sobre o desempenho financeiro das suas estratégias digitais.

Esse indicador é o que aponta de fato a efetividade de uma campanha, como pontos fortes, falhas, o que deve ser qualificado e melhorado, entre outros.

Assim, é possível gerir a empresa de forma a colocar os esforços de investimento nas campanhas que tragam mais lucro e que sejam mais seguras. Isso vai otimizar os seus custos e cada vez mais ajudar a sua empresa a crescer, com o simples cálculo do retorno sobre investimento em marketing digital.

Trabalhos Realizados

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.