03/11/2017

Atualmente a internet é a maior ferramenta de divulgação para quase todos os tipos de negócio. Por conta disso, as empresas estão cada vez mais em busca de marcar sua presença online, para atingir seus objetivos de faturamento. Entretanto, para se investir em marketing digital, gerando resultados, convertendo o relacionamento construído em vendas, é necessário planejar um robusto projeto para transformar investimento em resultados efetivos.

Abaixo mostramos alguns dos erros mais recorrentes que as empresas cometem ao investir em marketing digital:

Investir em marketing digital sem fazer planejamento 

Como tudo na Web acontece de forma muito dinâmica e rápida, um dos grandes erros é querer crescer de forma exponencial em um intervalo de tempo reduzido, ignorando as etapas de um planejamento robusto.

Defina sua estratégia 

Para construir a sua estratégia de planejamento, é necessário definir e estudar as etapas fundamentais para o sucesso de suas ações no ambiente online.

Com a execução de um plano de ação, é possível redirecionar processos, mudar o foco para atingir o cliente de modo mais assertivo.

Durante a implementação do plano de ação, você poderá perceber que existem vários outros fatores que devem ser investigados quando se pensa em fazer um planejamento de marketing digital.

Para não errar na comunicação, deve-se definir as personas (representação fictícia do seu cliente ideal), assim fica muito mais fácil de atingir o cliente e mensurar quais são os canais de comunicação corretos.

Com a execução do seu plano de ação, será importante você manter uma periodicidade no marketing de conteúdo, estabelecendo uma linha editorial que converse com o consumidor, de forma eficaz e assertiva.

Em um segundo momento, as estratégias devem incluir ações específicas, com investimento em alcance, planejamento de pautas, análise de dados e projeções de resultados.

Não reconhecer o impacto do funil de vendas no comportamento do consumidor 

 

Por meio do Funil de Vendas, podemos enxergar que o cliente passa por diferentes estágios ao decidir pela compra de um determinado produto ou serviço.

Aqui é necessário entender a jornada de compra do cliente, para poder formular as estratégias para uma campanha digital de sucesso.

Deve-se identificar qual estágio uma pessoa se encontra em relação ao nível de conhecimento e  interesse, assim como a necessidade de compra de um produto ou serviço.

A partir disso, pode-se criar um conteúdo relevante para o seu cliente por meio de uma estruturação do Funil de Vendas até o momento de compra.

Visitantes – Aprendizado e descoberta 

Ao perceber o consumidor como seu público-alvo, é necessário reconhecer que o mesmo ainda não possui conhecimento sobre os assuntos que envolvem  o seu produto ou serviço.

A partir da criação de um conteúdo exclusivo para este grupo específico de pessoas, é possível atrair sua atenção para o assunto, o que acaba por gerar um entendimento por parte do consumidor.

O conteúdo produzido deve ser sedutor no sentido de que deve fazê-lo entender do que se trata, para que serve, qual seu conceito, valores e utilidades.

Leads – Reconhecimento do problema 

Aqui é importante alertar o consumidor sobre algum problema que pode ser resolvido pela empresa, por meio de algum produto/serviço.

Ao mostrar este problema ao cliente em potencial, ele se dará conta de que é um problema evidente no dia a dia, mas já percebeu que pode encontrar novas formas para solucioná-lo. Deve-se fazer com que o prospect entenda o porquê de ele precisar do seu produto e qual a solução que o seu produto pode trazer para o consumidor.

Oportunidades – Consideração da solução 

Como agora o prospect está ciente em relação ao problema que enfrenta, percebe que agora existem alternativas para resolvê-lo.

Os Leads qualificados se tornam oportunidades, podendo ser abordados pelo time de vendas, já que estão na busca por soluções. Deve-se estabelecer uma relação de confiança com o cliente, mostrando que você é referência no assunto.

É aqui o momento de mostrar para ele quais os principais

 

benefícios de seu produto/serviço. Destaca-se também a importância de mostrar os diferenciais em relação aos principais concorrentes no mercado, trazendo informações específicas sobre funcionalidades.

 Clientes – Decisão de Compra 

Aqui o seu seu prospect já está decidido a comprar o seu produto e vai avaliar o custo benefício de outras opções do mercado. É o momento de conversão, para encantar seu consumidor e mostrar para ele porque ele está tomando uma boa decisão ao adquirir seu produto/serviço.

Privilegiar métricas de vaidade 

Mesmo que seu alcance online seja grande é necessário avaliar se aquela métrica faz sentido para o objetivo do seu negócio.

Deve-se prestar atenção para não cair nas métricas de vaidade, quando um número de alcance e engajamento pode ser alto, mas mesmo assim isso não quer dizer que o número de clientes está aumentando.

Alguns números como visualizações de páginas, seguidores nas redes sociais e curtidas de um post, muitas vezes são irrelevantes na análise. Saiba que “métricas da vaidade” podem não estar gerando nenhum resultado efetivo para a sua empresa.

Por isso, é importante se perguntar qual o impacto dessas

 

métricas em seu negócio. Isso está me ajudando a trazer resultados positivos?

Aplique o modelo do funil de Vendas e meça as métricas do mesmo. A partir desta análise você estará pronto para adquirir uma visão mais realista sobre o marketing digital que está construindo.

Não investir em profissionais qualificados para gerir campanhas 

Para aumentar suas vendas e conquistar mais clientes, é necessário contratar profissionais de marketing digital qualificados para criar campanhas e perceber com qual público está lidando.

A partir desta visão, você poderá explorar o potencial da marca, por meio da criação de um planejamento que conte com todas as etapas do processo de construção de uma imagem no ambiente digital.

Para obter ganhos efetivos, invista em pessoas qualificadas o suficiente para desenvolver campanhas e ações que aumentem o faturamento. Entretanto, não se engane, pois você deverá investir de acordo com as suas métricas desejadas e indicadores de desempenho que pretende alcançar.

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Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora (2010) MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, Rio de Janeiro (2014) Fundador e administrador da Universo Slackline primeiro e-commerce especializado em equipamentos para Slackline do Brasil. Consultor de Planejamento em Marketing Digital. Apaixonado pelas transformações que o ambiente digital e as novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas.